Galeria



Meu hobby preferido é escrever. Atualmente estou engajado (há mais de um ano) em escrever um romance, 605 Bloco B, mas nesse meio tempo, para "arejar a cabeça", estou escrevendo outras coisas também, além dos artigos que posto no Repositório Filosófico. Comecei a escrever contos aos 16 anos, infelizmente eles se perderam, mas hoje quando faço o exercício despretensioso de escrever um conto é sempre pensando no conceito existencialista de Merleau-Ponty: o observador é parte da arte, penetra e é penetrado por ela. Acabo então por escrever de forma provocadora para tentar trazer o leitor para dentro daquele universo, onde quase sempre envolvo o inusitado. Sou muito rígido em minha auto-crítica e é muito difícil achar bom o que escrevo, mas vou fazer uma seleção dos meus textos favoritos e registrá-los aqui. Comentários serão muito bem-vindos, críticas também, podem fazê-lo nesta mesma página.


Atuais

Às vezes não somos tão significantes como pensamos ser. Às vezes as pessoas não são tão significantes para nós como fazemos elas pensarem ser. Tudo isso tem consequências... Em fevereiro de 2013.
Um conto onde mirabolo sobre um cara que acabou de terminar um namoro de 7 anos e conhece uma mulher fantástica. Em Agosto de 2012
Este é nonsense total. Peguei elementos (personagens) desse conto de cima e criei uma outra história que com certeza pega o leitor de surpresa -- é para causar confusão mesmo! Em Agosto de 2012
Um excerto do meu romance que agora está no capítulo 12, mas não vou publicar tudo na íntegra para não estragar a surpresa. Em Novembro de 2011
Capítulos onde ainda estou trabalhando. Em Junho de 2012


Antigos

São textos que eu particularmente não gosto muito, acho que mudei muito meu estilo de escrita e nessa época ainda estava engatinhando. Mas, voilà, para quem quiser ver, está aí. São todos curtinhos.
  • O Baile de Máscaras
  • Curtíssimo, 2 páginas. Completamente surreal e fantástico, faz uma reflexão sobre nossas máscaras. Em Abril/2010
  • Quetiapina
  • Uma história perturbadora que só lamento de não ter sido mais bem escrita. Talvez entre no hall dos contos que preciso escrever de novo. Em Abril/2009


Religião

Passei um longo tempo da minha vida refletindo sobre religiões, estudando-as, e nesse meio tempo produzi alguns textos..

O livro foi copiado ipsis litera da Bíblia de Jerusalém, mas faço comentários ao longo do texto em notas de rodapé me baseando em outras traduções ou em notas do tradutor. Em 2005.

Outro texto onde escrevi observações como nota de rodapé, me embasando no significado sânscrito que contrapõe a tradução do autor no qual me embasei. Fala sobre o sannyas, do sânscrito, renúncia, e como viver essa vida de renúncia com leveza. Em 2005. 
Uma reflexão sobre um excerto de um Upanishad (O Upanishad de Isha), onde faço um paralelo com as coisas de nosso dia-a-dia e com elementos do Cristianismo. Em 2005.
Mais uma reflexão sobre um excerto de um livro indiano, mas fazendo um paralelo com a Regra de São Bento, a aplicação desses ditos em nossa vida diária e como viver em harmonia com as pessoas ao redor -- afinal, somos todos pontos de um mesmo tapete. Em Maio/2005


Artigos que mais gostei no Repositório Filosófico

Neste link você pode ter acesso a todos os meus textos publicados no Repositório Filosófico. Mas confesso que gostei mais de alguns do que de outros, o que é claro que não significa para mim ter a certeza de que estão bons.

Defesa da Saúde Pública: Dever de Todos
É um dos textos mais acessados do Repositório Filosófico, onde falo sobre o sucateamento da saúde pública e da necessidade de lutar por melhores condições.
 A Morte e o Caminho para a Imortalidade
Foi uma reflexão despretensiosa que escrevi após presenciar a dor de dois grandes amigos que perderam seus pais na mesma semana. Exponho um outro ponto de vista para a morte: o caminho para a imortalidade, ainda que o corpo já esteja inanimado.






0 comentários:

Postar um comentário

(os comentários desse blog são moderados)

 
;